EVT, Atividades de Sala de Aula XX

Olha o Santo António!...


No final do terceiro período, para concluirmos as nossas atividades em tom de festa e cor, decidimos com a turma de 6ºD, comemorar os Santos Populares.
Esta comemoração incidiu com maior ênfase no dia de Santo António tendo os alunos elaborado as faixas com bandeiras coloridas, em papel de seda e a imagem do Santo António em cima de um andor, sendo este decorado com recortes em papel de seda.
Posteriormente os professores, alunos e assistentes operacionais tiveram a oportunidade de elaborar quadras ao Santo António a colocar junto da sua imagem.
Destaca-se a participação dos alunos da sala 3,  do Jardim de Infância Prof. António José Ganhão, na elaboração de vasos com manjericos e quadras.





                                   Fotos: J. Lima


Eis, de seguida, algumas quadras ao Santo António:


Santo António ouve bem
Aquilo que eu vou dizer

Eu cá moro em Samora
E ainda estou a crescer

Mas se tiveres um tempinho
Não me deixes para o fim
Arranja-me um amorzinho
Que goste muito de mim.

Santo António, Santo António
Ó meu Santo casamenteiro
Arranja uma moça bonita
Para um rapaz solteiro.

Ó meu rico Santo António
Ao colo tens o Menino
Põe-me a mim no outro braço
Que ainda sou pequenino.

Santo António, Santo António
Que tens tu de especial?
Só sei que na tua festa
Há alegria no arraial

Meu rico Santo António
Santinho do meu coração
Dá-me riqueza e saúde
Muita Paz e muito pão

Ó Santo António de Lisboa
Tens fama de casamenteiro
Se o casamento fosse coisa boa
Não tinhas ficado solteiro

É noite de Santo António
Estalam foguetes no ar;
Põe o manjerico à janela
E vem para a rua dançar

Entra na marcha e vem cantar,
No Santo António sê folgazão.
Lisboa vem para a rua dançar,
E comer sardinhas com pão.

Santo António de Lisboa
Ó meu santo padroeiro
Dá-nos saúde da boa
E também algum dinheiro.
                                                                       Profª. Mª Alcides Luís

Santo António é fulião...
Ainda hoje é o seu dia
E já só pensa
No São João!...

Nestas festas populares
Vai uma grande reinação:
Olhai aqui p´ra nós
António, Pedro e João!...
                                                                       Profª. Leonor Dias

Comentários

Camila disse…
Olá Zeca, que bom que atualizou o Blog. Será que poderia me passar um a-mail para nos falarmos sobre uma atividade com os lobos para que troquem correspondencias, entre Brasil e Portugual? Meu e-mail é c.osternack@live.com se tiver interesse entre em contato =D
Camila disse…
Olá Zeca, que bom que atualizou o blog, lembrasse que comentei sobra uma atividade em conjunto com os lobos para trocarem correspondencias entre Brasil e Portugal? Se tiver interesse ainda me mande um e-mail c.osternack@live.com =D
Camila disse…
Olá Zeca, que bom que atualizou o blog, lembrasse que comentei sobre uma atividade em conjunto com os lobos para trocarem correspondencias entre Brasil e Portugal? Se tiver interesse ainda me mande um e-mail c.osternack@live.com =D

Mensagens populares