quarta-feira, 13 de junho de 2012

EVT. Atividades de Sala de Aula - XIX

Projeto U4Energie
O portal U4energy, desafio europeu às escolas em matéria de eficiência energética, lançou oficialmente três concursos, com o objectivo de reforçar a eficiência energética nas escolas.
Desta forma, nasceu o entusiasmo de poder participar, com um grupo de alunos do ensino básico, na categoria C do concurso, relacionada esta com a criação e dinamização de uma campanha escolar sobre a eficiência energética.
Esta campanha pretende assim estar voltada para a comunidade escolar, e, posteriormente, para a comunidade envolvente à escola convidando, em primeira mão, professores, alunos, e assistentes operacionais a reflectirem sobre os hábitos de consumo diários, tomando medidas para optimizar os recursos energéticos.
Os alunos participantes, uma turma de sexto ano, tomaram assim a iniciativa, para o reforço de uma melhor eficiência energética, de criar um vídeo para uma primeira sensibilização da comunidade escolar.

Título específico adotado para a campanha: Eficiência Energética: Protege… Adapta-te!

Imagem representativa da campanha: Camaleão (J.Lima)
Produto a realizar: Vídeo de sensibilização


Educar para a mudança (Sinopsis do filme)

O camaleão transmuta, muda, ajusta, renova-se em cada novo cenário, adapta-se para sobreviver. Não consente a estagnação, não admite a paralisação, a pose estanque, o registo aprisionado. Consegue olhar sempre em duas direcções. Atento observa, reflecte e age agarrando a sua presa com habilidade e evitando ser apanhado.
Perante a atitude do camaleão, todos nós devemos procurar a mudança para um mundo melhor,procurando diminuir, a cada dia, a pegada ambiental, o impacto que causamos no mundo que é a nossa casa. Devemos assim educarmo-nos, tanto a nós próprios assim como às comunidades que integramos, para a capacidade em diagnosticar os danos ambientais causados pelos nossos exageros e assim agirmos de forma controlada, consciente e benéfica para bem do nosso planeta. Se assim o fizermos escaparemos do abismo que cada vez mais nos separa do ambiente. Todos fazemos parte da Terra e todos temos que ocupar o lugar que de direito nos pertence como seus defensores. Vamos, juntos contribuir para a mudança: Protege… Adapta-te! 


Para a realização do vídeo foram tidos em conta dois critérios essenciais:

  • Simplicidade : Utilização de códigos visuais simples no sentido de possibilitar aos alunos uma rápida apreensão das ideias a transmitir apelando à imaginação e criatividade;
  • Alertar para a mudança: demonstrar, através de exemplos práticos e do quotidiano, que a mudança pode advir de uma alteração de comportamentos simples com os quais nos confrontamos quotidianamente enriquecendo a nossa experiencia para a educação ambiental.
A imaginação vista como a união da nossa experiencia passada, das nossas percepções presentes e a inspiração que permite a construção de imagens e experiencias criativas a partir da rotina diária, debruça-se sobre o que é monótono e rotineiro e redesenha o mundo. Ultrapassa obstáculos e barreiras e empenha-se em resolver os problemas. Mas não podemos viver apenas no mundo dos sonhos. Há um mundo lá fora à espera de ser mudado.

A experiencia para a educação ambiental poderá ser aberta a partir de muitas janelas diferentes. Todos nós apreendemos o mundo de formas diferentes, precisamos no entanto de encontrar oportunidades de poder exprimir os nossos sentimentos da maneira que melhor se adapte ao talento de cada um. A expressão visual pode estar mais perto de muitos do que a música ou a poesia. Pondo à disposição várias formas de expressão, abrimos janelas que possibilitam a um número cada vez maior de crianças e jovens o desenvolvimento da sua consciência ambiental.


video
Vídeo elaborado a partir dos desenhos dos alunos do 6ºA

Sem comentários: