EVT, Actividades de sala de aula IV
Desenhos para T-Shirts...
(Rodrigues, Dalida D´Alte; 2002; p. 14 - A Infância da Arte, A Arte da Infância - Porto, Edições ASA)
Partindo destes presupostos, foi fornecida aos alunos uma folha com alguns rabiscos aleatórios pedindo-lhes que os completassem. Dos resultados obtidos foi-lhes seguidamente pedido que escolhessem o que mais lhes agradasse, e, através do método de ampliação por quadrícula, que escolhessem um pormenor do desenho para ampliar.
Estes foram alguns dos resultados obtidos, que depois de pintados e concluidos foram aplicados em t-shirts, constituindo-se este o produto final da actividade: Uma T- Shirt «fixe» para o Verão!
(...)"A Educação Artística nas escolas deve permitir que a criança se exprima livremente, de forma a exteriorizar os seus sentimentos, ideias e emoções.
Através das cores e das formas, a expressão plástica não se limita a comunicar apenas mensagens convencionais mas também algo de muito pessoal, que pode levar a alterar códigos conhecidos. Inovar é transformar, numa constante relação entre o conhecido e o desconhecido, o consciente e o inconsciente, a razão e o instinto.
No campo das artes plásticas, tanto as obras figurativas como as abstractas são significativas na medida em que se referem a algo que reflecte a afirmação do homem perante o mundo. "(...)
Através das cores e das formas, a expressão plástica não se limita a comunicar apenas mensagens convencionais mas também algo de muito pessoal, que pode levar a alterar códigos conhecidos. Inovar é transformar, numa constante relação entre o conhecido e o desconhecido, o consciente e o inconsciente, a razão e o instinto.
No campo das artes plásticas, tanto as obras figurativas como as abstractas são significativas na medida em que se referem a algo que reflecte a afirmação do homem perante o mundo. "(...)
Partindo destes presupostos, foi fornecida aos alunos uma folha com alguns rabiscos aleatórios pedindo-lhes que os completassem. Dos resultados obtidos foi-lhes seguidamente pedido que escolhessem o que mais lhes agradasse, e, através do método de ampliação por quadrícula, que escolhessem um pormenor do desenho para ampliar.
Estes foram alguns dos resultados obtidos, que depois de pintados e concluidos foram aplicados em t-shirts, constituindo-se este o produto final da actividade: Uma T- Shirt «fixe» para o Verão!
Comentários