quinta-feira, 19 de novembro de 2009

EVT, Actividades de Sala de Aula X

Estudo da Letra

Concluímos finalmente a unidade de trabalho referente ao estudo da letra para a identificação da capa.

Uma vez que os alunos já tinham desenhado as letras, no 5º Ano, segundo o método da quadrícula, optámos desta vez, já no 6º ano, pelo método das linhas guia. As linhas guia conduzem a um grande número de possibilidades despoletando a criatividade em todos os sentidos o que motivou deveras os alunos. Numa folha A3 os alunos desenharam linhas paralelas verticais sobre as quais traçaram outras linhas paralelas, do tipo curvo, quebrado ou misto, obtendo assim uma quadrícula irregular na qual desenharam as letras do seu nome.

Após isso, os alunos copiaram o seu nome para papel vegetal e decalcaram o mesmo para uma nova folha A3. Procedeu-se de seguida aos estudos de cor com pintura a lápis de cor.

No estudo da cor utilizaram-se diversos efeitos para a decoração das letras, nomeadamente o desenho de 2 linhas irregulares por cima do conjunto das letras, formando uma sequência ritmada de curvas ou outros motivos, que foram coloridos, utilizando duas ou três cores. Também foram utilizados efeitos de espiral ou de outros elementos figurativos, dando total criatividade aos alunos.

O produto final foi depois aplicado nas respectivas capas.


Algumas fotos da unidade de trabalho:

Decalque das letras no papel vegetal


Pintura das letras


Produto final

Turmas do 6º A, E e G

Fotos: JLima


Sem comentários: