quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

EVT, Actividades de Sala de Aula XI

Actividades de Natal

Este ano resolvi elaborar com os meus alunos os Postais de Natal.
O processo foi simples e revela um resultado óptimo em termos de produto final.
Numa folha A4 e no centro da mesma, foi traçada em todo o seu comprimento uma linha curva com caneta de feltro preta.
Aos alunos foi pedido de seguida que traçassem, com canetas de feltro de várias cores, outras linhas contíguas à linha preta de forma a colorir toda a folha.
Depois de terem desenhado a linha de contorno das figuras a representar, estas foram decalcadas no verso da folha pintada e em seguida, recortadas.
Com uma caneta de gel de tinta prateada traçaram-se linhas mais finas entre as linhas produzidas pelas canetas de feltro.
Depois essas formas foram coladas no postal constituido por duas cartolinas de diferentes cores.
Completou-se o postal com inscrições de Natal e outros elementos (estrelas, flocos de neve, outros...) desenhados directamente com a caneta prateada.
Abaixo apresento um exemplo do produto final.


Uma outra forma de elaborar postais consiste na utilização de diversos materiais que são colados na cartolina (a seguir, um postal elaborado num ano lectivo anterior)

Apresento de seguida uma outra unidade de trabalho relacionada com a construção de presépios de Natal. Os materias utilizados foram a massa de moldar (branca) tendo sidos as figuras posteriormente pintada a guache. Estas foram aplicadas em bases conseguidas através de outros materiais (cortiça, cartolina, cartões canelados, entre outros)



Observem ainda um vídeo que apresenta um conjunto de presépios elaborados em barro e que foram posteriormente cozidos e expostos na escola.

Depois de apresentadas algumas ideias,

desejo a todos

UM BOM NATAL E UM FELIZ ANO NOVO

fotos J Lima

Sem comentários: