quarta-feira, 13 de junho de 2012

EVT Atividades de Sala de Aula - XVIII


Árvore Tetra Pak


Este trabalho, realizado com uma turma de sexto ano, refere-se à construção de uma árvore, actividade integrada no passatempo “Sim, vamos criar uma árvore!”, da responsabilidade da Tetra Pak Portugal SA.
O principal objectivo da actividade desenvolvida consistiu em construir uma árvore original com embalagens da Tetra Pak, onde se incluíram algumas embalagens com o selo FSC (sigla do Forest Stewardship Council®), sobre o tema “A proteção da Floresta”, conforme o devidamente regulamentado no passatempo.
Depois de termos tido contacto com o passatempo, e, como docentes da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, constatámos a grande pertinência do deste não só pelas sua potencialidades plásticas, propiciadoras do desenvolvimento de competências no âmbito da expressão plástica dos nossos alunos, mas também pela possibilidade de reflexão e sensibilização dos mesmos para a importância da reciclagem enquanto comportamento fundamental para a defesa das florestas.
Tendo a plena consciência de que todos os dias somos confrontados com sinais de um mundo superpovoado que parece dirigir-se para o colapso ecológico consideramos ser esta uma iniciativa de grande pertinência, um contributo para mais um passo na consciencialização das crianças e jovens para os assuntos do ambiente e para a sua preservação.
Foram utilizados para a construção da estrutura da árvore, quatro canas, e fio de sisal.
Para a base da árvore foram utilizadas 64 embalagens de leite de 1 litro.
Para o corpo da árvore foram utilizadas 40 embalagens de leite de 1litro, 13 embalagens de sumo de 330 ml e 16 embalagens de leite achocolatado e sumos, de . 200ml, e as duas embalagens enviadas por correio, certificadas com o símbolo “FSC”.
Para a elaboração das flores e folhas foram utilizados cerca de 50 embalagens de leite, de 1 litro.
Para os ramos mais finos foram utilizados cerca de 20 embalagens de leite, de 1 litro.
Para a elaboração dos animais (mochos e morcego) foram utilizados 2 embalagens de 1 litro, 8 embalagens de 250ml e 2 embalagens de 330ml (Alpro Soja) estando estas ( no caso dos mochos mais pequenos) também certificadas com o símbolo “FSC”.
Contabilizaram-se assim cerca de 215 embalagens no total.
Para a aplicação e agregação das embalagens utilizou-se maioritariamente a cola quente aplicada a pistola e fita adesiva, larga, transparente.

Para a pintura do conjunto utilizaram-se tintas em spray de cor verde, vermelha, azul, castanha, preta, branca e dourada.

Seguem algumas fotos da execução da árvore e do produto final.






Sem comentários: